domingo, 2 de janeiro de 2011

Um Tour Pela América do Sul

Parte I - Antes da viagem

Caaaramba! Quantas coisas têm que serem feitas pra poder viajar! O negócio é o seguinte: 3 pessoas vão viajar  de mochileiros pela Argentina, Uruguai e Chile durante 3 semanas. Eis os integrantes:

Eu --> eu mesmo
Sol --> minha mulher
Aiuh --> a melhor amiga da Sol

Fora os estresses de juntar dinheiro e renovar documentos (passei 6 horas na fila para renovar meu RG), o meu trabalho foi se intensificando quanto mais próximo ia ficando do dia do embarque (3 de Jan), e as mulheres da viagem iam ficando cada vez mais nervosas e ansiosas, e como sou o único homem escalado, ...

Dia 1º de Janeiro de 2011! Feliz Ano Novo! Comemorações? Que nada. Arrumações. A Graça (minha amiga imaginária que poderei levar na viagem por causa dos remédios e paliativos) apareceu quando fui quebrar o porquinho que estávamos guardando a grana da viagem. Observe:

Dia 2: Arrumações finais e preguiça extrema: Fechando a casa e correndo atrás dos pequenos detalhes, que por serem pequenos demais, escapam da minha memória. Lembro e esqueço deles umas dez vezes ao dia. Mas quando paro por 5 minutos, o sono martela minha cabeça. O Check in foi feito ontem. Sairemos às 8h de amanhã, da rodoviária de John People rumo ao Recife. Lá, um tio da Sol nos levará ao aeroporto. Como o voo pra Buenos Aires só sai às 15h, fico na torcida do tio da Sol nos levar pra almoçar. Aqui em casa, a patroa resolveu parar de descontar o nervosismo da viagem em mim e agora quem tá recebendo a pancada é o seu estômago, com um enjoo incessante. Os meus problemas cotidianos (pescoço, cabeça e ombro) continuam no seu baile de carnaval, mas de certa maneira a ansiedade da viagem alivia a pressão. Detalhe: elas estão mais ansiosas do que eu, mas sou eu o iniciante em viagens internacionais.

Parte II - Indo

Saímos de Jampa num onibus às 8h15 (sairia às 8h, mas como é o primeiro dia útil do ano...), e chegamos no Recife às 10h15. Pegamos carona com o tio da Sol, que nos deixou no aeroporto quase às 11h. Perambulamos por 1 hora e fomos almoçar. Rodamos mais um pouco e, quando decidimos despachar nossas bagagens, a fila já tava enorme. Importante: faça o check-in pela net, pois se houver filas gigantescas, pelo menos a sua será a menor delas.
Enfrentada a fila, fomos para a sala de embarque. O voo sairia às 15h, mas como é Brasil, e ainda mais o primeiro dia útil do ano...

15h - Nada.
15h30 - O voo foi adiado para as 16h.
16h - Mais uma vez, adiado para 16h30.
16h30 - Embarcamos.
17h - O avião fechou suas portas.
17h30 - Decolou! \o/

Ficamos na última fila do avião - isso significa ficar por horas no lugar mais apertado do aeroplano - nem o banheiro é tão apertado - e sem direito a inclinar a cadeira. Se o meu pescoço já dói sozinho, depois disso tudo já queria ser decapitado!

 Demos uma paradinha de 40 minutos em Salvador e partimos pro Rio - outra escala. Foi a melhor parte da viagem, pois neste trajeto o avião esvaziou mais, e cada um de nós ficamos com três poltronas!!!


Chegando no Rio, mesmo com muita chuva, deu pra ver o novo cartão postal da Cidade Maravilhosa: O Complexo do Alemão, com direito a Igreja da Penha iluminada. Durante a aproximação do avião, alguém da comunidade fez contato com o avião com um daqueles laser portátil verde, que importuna qualquer um. Lá o avião encheu de argentinos que voltavam do reveillon, e dali voamos direto para Buenos Aires.



UM PEQUENO MILAGRE v.1.0


A comida do avião estava deliciosa - perfeito. Resultado do voo: 3 sanduíches quentes de peito de peru com requeijão e mussarela, alguns copos de coca, caneloni com salada light no jantar, cuca de banana na sobremesa, uma dose de Ballantines e 2 cafezinhos. Voo internacional é outra história.

 Aporrinhamos tanto os comissários...
...que no final eles se animaram!

Enfim, chegamos (3h da madruga). Logo no desembarque, conheci um free shop decente (por exemplo, câmera filmadora HD portátil por US$ 149).

Ficamos no aeroporto até amanhecer, quando iremos atravessar o Rio da Prata até Colonia - Uruguai. Enquanto as garotas tiram uma soneca, eu tô aqui, postando.

Parte III - A Jornada à Montevideo

O translado para Montevideo estava mais caro que o planejado. Isso acontece às vezes quando as informações da internet estão desatualizadas. Relutei por início mas depois cedi e permanecemos com o Uruguai em nosso roteiro. Aliás, se liga no roteiro:

João Pessoa - Recife
Recife - Buenos Aires
Buenos Aires - Colonia (URU)
Colonia - Montevideo
Montevideo - Buenos Aires
Buenos Aires - Mendoza (ARG)
Mendoza - Concepcion (todas as próximas são no Chile)
Concepcion - Los Angeles
Los Angeles - Temuco
Temuco - Frutillar
Frutillar - Puerto Varas
Puerto Varas - Pucon
Pucon - Cunaripe
Cunaripe - Temuco
Temuco - Santiago
Santiago - Recife
Recife - João Pessoa

Buenos Aires - Primeira impressão

Apesar da capital argentina ser espaçosa, de vias largas e arborizada, não me causou uma boa primeira impressão, não pela sua estrutura, mas sim pelas pessoas, raras exceções. Uma dessas exceções foi o garçom do café que montamos acampamento na madrugada da Terça, chamado Maxi. Fora ele, fomos mal atendidos e os argentinos parecem estar sempre mau-humorados. E ainda existe a cultura de dar gorjeta, e aí você acaba dando grana pra quem lhe atendeu horrivelmente.

O resto da história? É só acessar  e ler as descrições dos vídeos e comentá-los, of course.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça acontecer: