sábado, 24 de outubro de 2009

A Independência da Dependência

Deus só existe pela necessidade do ser humano em depender de outros. Os deuses surgiram dessa necessidade, e o pensamento religioso evoluiu mais rápido que a sociedade, chegando à criação de um deus supremo over power total perfeito, a coisa mais próxima da realização da dependência humana. O meu ponto é: nós somos dependentes, mais do que isso, nós necessitamos de sermos dependentes. A questão é: como podemos satisfazer nossa dependência se a moda da sociedade é o individualismo? O matrimônio é o método mais antigo de satisfazer nossa dependência, mas o casamento hoje é uma instituição falida pelo fato de que nós precisamos nos mostrar individualizados para a sociedade, negando a nossa dependência pelo cônjuge. E esta prática acaba sendo utilizada dentro de casa; e esta prática vira hábito; e então o hábito vira rotina; o casal se confunde; e disputam entre si; e então viram rivais; se sentem heróis e seu par, o vilão; e vilania significa ser culpado de tudo; e então a culpa é sua; e sem você ficarei melhor; e nesse instante o casamento acaba; e entra nas estatísticas que provam que realmente é uma instituição falida; e depois disso tudo bate a nossa natural dependência; e logo casamos de novo. É como abrir uma sorveteria na Antártida, e depois de fechá-la com muito prejuízo, ir tentar abrir uma sorveteria nova num outro lugar, tipo a Groelândia.
"Sabe por que não dá certo a prostituição masculina? Porque homem não vale nada".
"Atrás de um grande homem, há uma mulher. Atrás de um fracassado, duas".
"Quando produzirem um cortador de grama que troque pneu e que venha com vibrador, os homens entram em extinção".
"Depois de ter feito o mundo e Adão, Deus desistiu do projeto e resolveu avacalhar tudo".

2 comentários:

  1. Gostei do texto. Observando minhas amigas que estão para casar (e estudando um pouco a sociedade do espetáculo), vi que casamento é muito para mostrar para o mundo como somos felizes. Ando vendo muitos casos em que o que se divulga é um casamento perfeito, mas os dois vivem em conflito. Um quer mostrar que é superpoderoso e não depende de ninguém, outro que são muito felizes juntos e, no entanto, nem se falam. Mas acho difícil falar sobre casamento, porque cada um é único. Tem os casamentos-espetáculo e os de verdade, que duram, e, às vezes, parecem estranhíssimos pra quem está de fora.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. O aceito hoje pelas pessoas é o "conviver juntos", onde saciamos nossa dependência natural e preservamos nosso individualismo. Isso ocorre, mas é necessária uma constante preservação desse contexto, pois a rotina desvirtua qualquer relacionamento.

    ResponderExcluir

faça acontecer: